A Importância dos cuidados pré analíticos nos exames de laboratório

Download PDF

Posicionamento da Sociedade Brasileira de Analises Clínicas

Estudos realizados nas mais diversas partes do mundo apontam, sistematicamente, que a maior incidência de erros laboratoriais se encontram na fase pré-analítica, isto é, desde a solicitação médica até a entrada da amostra para o seu processamento técnico no laboratório.

Vários grupos de pesquisadores estudam este assunto buscando as fontes destes erros e propondo cuidados especiais para minimizá-los ao máximo com o objetivo de reduzir o impacto nos resultados. Dentre estes fatores formadores de erros os principais são os exercícios físicos, os medicamentos e a alimentação.

Apesar dos notáveis avanços na tecnologia e automação dos laboratórios, os resultados dos testes ainda sofrem a influência destes fatores pré analíticos e que podem causar variação nos resultados.

Estas variações tornam-se significativamente relevantes quando os valores estão situados próximas ou em zonas de decisão clínica.

Sabe-se perfeitamente que alguns parâmetros / analitos não são influenciados pela alimentação. Entretanto no conjunto das solicitações de exames laboratoriais estes testes quase sempre vem